Acreditando sempre que é possível viver em um mundo melhor!

Olhando sempre para frente, na certeza de contribuir para que erros do passado não se repitam!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

GERTRUDE STEIN

'A rose is a rose is a rose is a rose is a rose'.
(Gertrude Stein)
Foi com esse verso que eu iniciei a minha primeira aula no Curso de Letras - Língua Inglesa - na UFRN. Foi um dia mágico, como mágico é esse verso. A leitura intrigante de Gertrude Stein - uma das principais escritoras americanas da primeira metade do século XX - nos faz sentir algo de diferente.
Primeiro vem o questionamento a respeito do que ela quis dizer com isso. Ainda que saibamos que um verso de poesia não precisa ser explicado mas apenas sentido, ficamos querendo o que ele significa.
É claro que a autora sabia o que estava escrevendo. Talvez o julgamento mais ingênuo que se pode ter de um texto desses é que qualquer pessoa poderia fazer poesia, desse modo. O que está por trás desse verso - tão curto e simples, de vocabulário tão óbvio - é o fato de que a repetição proposta na palavra 'rose' é uma espécie de apelo a nós seres humanos: um convite para olharmos mais para as coisas simples e belas desse mundo.
O tempo de vida de uma rosa é muito curto e sua beleza é extremamente passageira, portanto.
Muitas vezes ficamos mais presos aos nossos hábitos que nos impedem de ver um pouco além da ponta do nosso nariz e deixamos de apreciar tantas coisas belas.
(....)
Agora eu me lembro de outro verso que registro aqui no cantinho esquerdo desse lado:
'Seize the day".
É o que vou fazer agora, assim que eu terminar de digitar essa última palavra.
See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário