Acreditando sempre que é possível viver em um mundo melhor!

Olhando sempre para frente, na certeza de contribuir para que erros do passado não se repitam!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS

(....)
Trabalhos em grupos propiciam aos alunos identificarem seus interesses e aptidões na medida que eles vão tomando a frente das atividades e se expondo interpessoalmente.
(....)
“Get familiar to the words”. É indispensável para o estudante de uma língua estrangeira se familiarizar com as palavras. O simples exercício de ouvir ‘textos-palavras’ sem se preocupar com a tradução acentua o potencial de apreensão do vocabulário e gera uma segurança formadora.
(....)
O estudante de uma língua tem que se apaixonar por ela. Tem que se interessar por ela. Ouvir, ler, falar sozinho. Ele deve dedicar tempo a sós com ela e, namorá-la. Não esqueça que dentro dessa palavra – namorar – existe a palavra ‘amor’. O estudante tem que amar as palavras. Vale aqui a brincadeira com o que tem acontecido entre os jovens adolescentes e pré-adolescentes de hoje. O certo também deve ser seguido no aprendizado de línguas: não basta ‘ficar’ com as palavras, o estudante tem que amá-las.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

POLÍTICA

A fim de não obstruir a agenda da transformação social no Brasil iniciada por Lula desde 2002, o governo teve que entrar em defesa do arquivamento das acusações contra o presidente do Senado - Sarney. Na mesma sala - da reunião da comissão de ética - o Brasil viu o senador oposicionista Arthur Virgilio se defender contra acusações em relação a má versação do erário público. O senador oposicionista desviou recursos para beneficiar parentes para fazer cursos no exterior. O senador teve que devolver cerca de 328 mil reais, utilizados desde o seu primeiro mandato desde 2002.

A saída de Marina Silva do PT foi um golpe difícil de aceitar. Entretanto, Lula continua dando respostas inaugurando Centros Federais de Educacão, Ciência e Tecnologia no Brasil.

Para nós fica a certeza de que devemos estar além de partidos. As nossas questões devem ir sempre ao encontro do humano. Há muita gente sofrendo nesse país e nós devemos nos preocupar em fazer o que é certo e transpor os muros de partidos que se assentam como barreiras instransponíveis e servem de esconderijos para muitos que se travestem de obedientes a grupos, mas que acabam por não fazer a vontade lógica que é produzir o bem para o povo.

Ano que vem tem eleições. É mais uma chance de fazermos justiça ao que é certo e bom para nós.
Essa vitória é nossa!
Eron

DIA DE PROVA

Debruçados sobre as carteiras, pensam. O olhar ao longe, para dentro, em busca de respostas. Gestos faciais. O abrir da boca, o fechar dos olhos, a mão levada à testa. O lápis entre os dedos, se movimentam sem parar. Os pés embaixo, não param facilmente. O silêncio fora, as vozes brincando por dentro concordando frases. A hora que se passa lentamente. O relógio que não pára. Bocejos.
(....)
O sono e o sonho que se encontram, e moram no lado de dentro.
(...)
quinta-feira - 9H - CEI

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AULA

(....)
Mais um dia de aula. Exercícios em língua inglesa em um quadro branco. Conversações e práticas de escrita. Diálogos e exposição a estruturas. Mais uma aula, mais um dia, mais uma etapa em construção de um novo mundo.
(....)
Agora, resta-nos os frutos. Queremos a cada dia que vem, a cada futuro que se aproxima, vê-los, robustos e fortes, gerando energia para trazer a transformação necessária que todos sonhamos.

Albéris Eron - Cei - 15h25min
quarta feira

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PROSEANDO

(....)
E Sísifo rolou a pedra primeiro. A alta montanha louca não o deixava alcançá-la. E a pedra que subia em busca de seu lugar no topo, cai. Então Sísifo, condenado, desce em busca da pedra e, novamente, se esforça para dominá-la. Assim, fortuitamente ela cairá, a pedra, mas ele não sabe. E então, ele sobe, sobe apenas até a metade, porque a pedra vai cair antes do fim. Como se estivesse escrito, ela cai. E então, lá vai Sísifo novamente. Que coisa!
A pedra que cai e que rola.
(....)
Metáfora para os nossos dias. Os nossos planos, e os nossos hábitos. Tudo continua e tudo se repete, ciclicamente, em forma de espiral. E assim, vamos encontrando, nos intervalos em que estamos nos preparando para rolar a pedra, razões e justificativas para continuarmos, mesmo sabendo que a pedra voltará a cair. E cairá, mas nós, devemos permanecer de pé!
Consequências proféticas, interpretadas pela Grécia. O homem longe de Deus!
Meio dia, a pedra perto da metade. Ela ainda cairá.
Amanhã, um novo dia, a mesma pedra...
Saudade do jardim do Éden.

domingo, 16 de agosto de 2009

POESIA 3

Estava escrevendo este texto
E alguém me falou da hora
Estava na hora de alguma coisa
Quem disse que horas são
Mentiu
Porque a hora
Não tem hora para ser
a hora apenas é
como eu e você
(....)
Ora bolas!!!

POESIA 2

É ASSIM QUE ACONTECE
ENQUANTO CUMMINGS ESCREVE TUDO
DIMINUÍDO, EM MINÚSCULAS

EU ESCREVO GRANDE
EM MÁIÚSCULAS

HÁ QUEM DIGA
QUE A POESIA DELE
É MAIOR DO QUE A MINHA

PODE?

POESIA

Quando quero escrever poesia
somente pego o papel e o lápis
escrevo o sinto
não o que eu vejo

o papel em branco
fica logo colorido
e eu fico vendo
arco-iris em outros céus
meus

estranhou?
é poesia