Acreditando sempre que é possível viver em um mundo melhor!

Olhando sempre para frente, na certeza de contribuir para que erros do passado não se repitam!

sábado, 3 de julho de 2010

Caros amigos, educadores.Companheiros.

Estamos no curso de mais um ano de nossas vidas. O Brasil tem sinalizado positivamente em relação ao desenvolvimento, ao emprego e à sustentabilidade. Apesar das crises pelas quais o mundo passou, e tem passado, os números comprovam que o nosso país melhorou.

O governo tem criado mais de 100 mil empregos por mês – já são mais 14 milhões no governo do presidente Lula e de Dilma – e tem ampliado o acesso à educação, investido em portos e em programas sociais, por exemplo.

Mais de 23 milhões de pessoas saíram da situação de miséria e mais de 31 milhões de pessoas passaram para a classe média. São números impactantes positivamente que nos retiram da situação de refém de órgãos internacionais e de políticas neoliberais de centralização de poder em pessoas e grupos privados.

Há uma grande política voltada para a Educação – materializada pelo FUNDEB – que em um futuro próximo fará do nosso país referência para o mundo. O piso salarial do professor, a discussão dos planos de cargos, carreiras e salários dos profissionais de educação, a chegada de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com toda sua força – mais de 250 no Brasil e 14 no RN – com mais cursos e mais contratação de professores. Mais de 10 mil vagas a população do RN, com cursos acompanhando o desenvolvimento de cada região que, em tempo oportuno, corresponderão à melhoria dos arranjos produtivos locais e gerarão mão de obra qualificada, mais emprego e mais aceleração do comércio.

Pelo menos 10 Universidades Federais foram criadas, e a ampliação e a interiorização de outras seguidas de contratação de professores e técnicos administrativos se efetivaram.

Na área de Saúde, aconteceram a ampliação da SAMU, a construção de mais hospitais e de unidades de pronto atendimento. Assim como o governo criou o programa ‘Mais Educação’, ele também criou o ‘Mais Saúde’ para atender os municípios que menos investiram no atendimento à população carente. Mas, há muito o que fazer nessa área tão urgente.

A ampliação do Programa de Saúde da Família – PSF – já tem muito contribuído. A tentativa de sucateamento das instituições públicas em outros governos quase levou a saúde do nosso país à bancarrota. Mas a luta não pode parar.

A eleição da Dilma Rousseff para dar continuidade às mudanças iniciadas pelo Presidente Lula é condição primordial para consolidarmos as políticas sociais em nosso país.

É acompanhando as obras do governo Federal em nosso estado, seguindo os investimentos estaduais nessas áreas – Promoção de Trabalho, Emprego e Renda, Educação, Saúde e demais áreas – que devemos contribuir para a construçãode um estado mais democrático na busca da paz.

E é, com a certeza de não darmos as costas para o muro que muitas vezes nos impele de ver além, que devemos nos dispor e não parar de lutar, antes que o cansaço nos domine.

ERON
Parnamirim/RN