Acreditando sempre que é possível viver em um mundo melhor!

Olhando sempre para frente, na certeza de contribuir para que erros do passado não se repitam!

domingo, 1 de maio de 2011

MAIS INCLUSÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PAÍS

A presidente Dilma Roussef e o ministro Fernando Haddad já lançaram o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), que prevê a construção de 120 novas unidades de IF (Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico).

Para Fátima Bezerra, que acompanhou a solenidade de lançamento no Palácio do Planalto, o programa já é vitorioso por potencializar o acesso dos jovens e trabalhadores brasileiros à educação profissional.

O Pronatec tem como meta oferecer oito milhões de atendimentos, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O Programa está dividido em quatro eixos:
• criação de novas vagas em escolas técnicas profissionais estaduais e federais;
• cursos no "Sistema S" (Sesi, Senai, Sesc e Senac);
• Ampliação do Fies - que agora vai oferecer linha de crédito para formação profissional e não apenas para ensino superior;
• Mais vagas no ensino à distância por meio do "E-Tec".

Para Fátima Bezerra, todos os eixos são importantes, mas ela destaca a expansão das escolas técnicas como o mais significativo. Ela deixa claro que essa foi uma política vitoriosa do presidente Lula e que a presidenta Dilma tem dado continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário